sábado, 25 de outubro de 2008

Como Utilizar a Internet na Educação

Atividade nº 3
“Como Utilizar a Internet na Educação”
Com a nova mídia; televisão, internet, TV a cabo etc.; mudou o conceito de distância e de mundo.
Não existe limite de comunicação e o mundo tornou-se uma pequena vila onde a distância geográfica já não é mais tão relevante. O que está em foco agora, são outras distâncias entre os povos: econômica. Social e cultural.
A Internet também está explodindo na educação, universidades e escolas buscam esses recursos.
Finalmente estamos entrando na escola do século XXI, onde o quadro de giz e o livro não são suficientes. Na Internet encontramos várias aplicações educacionais: divulgações, notícias,pesquisas e informações, que nos dão bases ou complementações para nossa formação e elaboração de conceitos mais amplos.
A Internet pode ser utilizada de forma individual ou em grupo, durante a aula ou fora dela, pode ainda ser atividade livre ou obrigatória.
Os alunos gostam de navegar, sentem-se atraídos em descobrir novos endereços, divulgar suas descobertas, comunicar-se com outros colegas, etc. Porém é preciso que seja orientado para que não se perca em detalhes deixando a essência ou “foco” de fora.
A Internet é uma hipermídia, já que permite juntar a escrita, a fala e a imagem.
É importante que o professor fique atento ao ritmo de cada aluno, às suas formas pessoais de navegação.
O professor não impõe: acompanha, sugere, incentiva, questiona, aprende junto com o aluno.
Ensinar utilizando a Internet pressupõe uma atitude do professor diferente Ca convencional. O professor não é o “informador”, o que centraliza a informação. O professor é o coordenador do processo, o responsável na sala de aula. Sua primeira tarefa é sensibilizar os alunos, motivá-los para a importância da matéria, mostrando entusiasmo.

Nenhum comentário: