sábado, 25 de outubro de 2008

Como Utilizar a Internet na Educação

Atividade nº 3
“Como Utilizar a Internet na Educação”
Com a nova mídia; televisão, internet, TV a cabo etc.; mudou o conceito de distância e de mundo.
Não existe limite de comunicação e o mundo tornou-se uma pequena vila onde a distância geográfica já não é mais tão relevante. O que está em foco agora, são outras distâncias entre os povos: econômica. Social e cultural.
A Internet também está explodindo na educação, universidades e escolas buscam esses recursos.
Finalmente estamos entrando na escola do século XXI, onde o quadro de giz e o livro não são suficientes. Na Internet encontramos várias aplicações educacionais: divulgações, notícias,pesquisas e informações, que nos dão bases ou complementações para nossa formação e elaboração de conceitos mais amplos.
A Internet pode ser utilizada de forma individual ou em grupo, durante a aula ou fora dela, pode ainda ser atividade livre ou obrigatória.
Os alunos gostam de navegar, sentem-se atraídos em descobrir novos endereços, divulgar suas descobertas, comunicar-se com outros colegas, etc. Porém é preciso que seja orientado para que não se perca em detalhes deixando a essência ou “foco” de fora.
A Internet é uma hipermídia, já que permite juntar a escrita, a fala e a imagem.
É importante que o professor fique atento ao ritmo de cada aluno, às suas formas pessoais de navegação.
O professor não impõe: acompanha, sugere, incentiva, questiona, aprende junto com o aluno.
Ensinar utilizando a Internet pressupõe uma atitude do professor diferente Ca convencional. O professor não é o “informador”, o que centraliza a informação. O professor é o coordenador do processo, o responsável na sala de aula. Sua primeira tarefa é sensibilizar os alunos, motivá-los para a importância da matéria, mostrando entusiasmo.

Regra de etiqueta para Internet

Atividade à distância
Regras de etiqueta para a internet:
Fale, não GRITE!
Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar!
Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de _sublinhar_ (colocando palavras ou frases entre sublinhados) e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.

Qual o assunto?
A linha Assunto ou Subject deve estar sempre preenchida com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail.
Por quê? Imagine uma pessoa que abre sua caixa de e-mail (mailbox), e encontra todo dia uma média de 60 mensagens. Quais ela lerá primeiro? Certamente, aquelas cujo assunto seja de maior interesse (as outras serão lidas mais tarde, ou apagadas!). A linha de assunto deve ser relacionada ao assunto tratado na mensagem.
Quando for inevitável uma mensagem mais longa, avise na linha de assunto. Por exemplo:
Subject: Reuniao de sexta (msg longa!)

Parágrafos
É boa prática deixar linhas em branco entre blocos de texto. Dessa forma, o texto fica organizado e mais fácil de ler, mesmo que a mensagem seja longa.

Respostas
Procure responder a todas as mensagens pessoais. Lembre-se de agradecer às pessoas que o ajudarem.
Não inclua todo o conteúdo da mensagem respondida; deixe o suficiente apenas para indicar os pontos que você está comentando, ou a que frases se está respondendo, apagando o que estiver a mais (inclusive cabeçalhos, se o programa de e-mail inseri-los na resposta).
Se o assunto da mensagem original era, por exemplo:
Subject: jogo de domingo
verifique que sua resposta apresenta a linha:
Subject: Re: jogo de domingo
Por convenção, as linhas incluídas (citadas) são precedidas por ">" (sinais de maior), mas existem variações.
Ao organizar a resposta, procure fazer com que os leitores de sua mensagem vejam primeiro a mensagem a que você está respondendo e, logo abaixo, sua resposta.
Respondendo mensagens
Cite sempre a mensagem respondida, indicando "quem" disse "o quê". Dezenas de mensagens podem ter chegado entre a mensagem original e sua resposta e, em alguns casos, sua resposta pode chegar antes da pergunta.
Cuidado!
Divulgar produtos ou serviços é arriscar-se a receber flames. Introduza divulgações no contexto das conversas.
Enviar divulgação não desejada é uma das formas de spam.
Em vez de enviar propagandas, use alternativas: endereços de sites nas assinaturas de e-mail, ou participação em listas e endereços na Internet dedicados à divulgação de propagandas

Aprendendo com e ao longo da vida

Atividades à distância

Atividade nº 1

“Aprendendo com e ao longo da vida”

Educação é aprender a discernir, escolher o que é importante entre tantas informações, emoções e valores que nos transmitem. É um processo lento, complexo e significativo para a vida que nos leva tornar-nos cada vez mais livres, mais independentes daquilo que nos foi imposto.
O grande desafio do ato de educa é aprender a transformar-nos em pessoas cada vez mais humanas, sensíveis, objetivas e realizadas.. Nada adianta, saber muito, se não o aplicamos nas nossas vidas.
Por essa razão dizemos que educar é um processo contínuo, complexo e ativo.
A educação tem um a dimensão fortemente social, de aprender com a experiência dos outros, saber conviver com as diferenças individuais, contribuir para melhorar a a sociedade em que nos encontramos.
Possui um aspecto que ainda não se valoriza devidamente na escola de hoje que é o desenvolvimento pessoal integrado, constante e transformador.
A educação pessoal acontece ao longo de nossa vida, no maravilhoso desafio de crescer, de evoluir em todas as áreas, de tornar-nos pessoas mais livres, de aprender a conviver com nossas dificuldades e limites, aprender a conviver com as pessoas, animais, com o planeta e com o universo.
A educação é eficaz quando consegue que cada um de nós se sinta motivado a querer conhecer mais e procurar mudar seu comportamento, atitudes e os valores ao longo da vida. Cada etapa da vida tem seu fascínio, seus motivos para gostar de aprender mais. Esse é um dos encantamentos da vida. Cabe a escola saber explorar...

http://www.eca.usp.br/prof/moran/vida.htm